quarta-feira, 10 de julho de 2013

Seja um Turista Responsável


Atualmente a preservação ambiental é um dos assuntos mais comentados no mundo inteiro, visto que a existência do meio ambiente em nossas vidas, é de extrema importância.
Todavia, as práticas exigidas por lei ou comentadas em debates devem ser retiradas do papel e colocas em práticas, para que ocorra efetivamente a conservação do ecossistema. De nada adianta você ver um documentário em um programa de televisão, por exemplo, em que belas paisagens são mostradas e logo depois, você sai para passear com seu cachorro e jogar um papel de bala no chão.
No turismo sustentável, a ideia é basicamente fazer com que você conheça estes lugares, mais de uma maneira em que a natureza do lugar seja preservada, ou seja, mantendo-se uma infraestrutura para que o meio ambiente não seja degradado e, ao mesmo tempo, as necessidades dos turistas e dos moradores locais sejam satisfeitas.

Por isso, abaixo segue uma lista com “Os 10 Mandamentos” criados por uma pousada em Bombinhas, no norte do estado, para que você seja um Turista Responsável. Assim, você estará fazendo a sua parte na preservação ambiental, com práticas simples.
Os 10 mandamentos são:
1- Quando escolher um hotel, observe se o estabelecimento está cadastrado no Ministério do Turismo.

2- Exija nota fiscal do hotel, restaurantes e lojas.

3- Ajude a combater o desperdício de água. Reutilize as toalhas de banho no hotel onde estiver hospedado. Esta simples atitude diminui o consumo de milhares de litros de água, além do detergente que agride o meio ambiente.

4- Apague as luzes, TV e ar condicionado sempre que sair do quarto ou apto.

5- Separe o seu lixo e procure uma lixeira para jogá-lo adequadamente. Quando estiver na praia e observar alguém deixando lixo na areia, fale e exija uma atitude de respeito com a praia e seus frequentadores.

6- Se você fuma, não deixe pontas de cigarros na areia. A maré sobe e as levam para o mar. Os peixes e gaivotas as comem e morrem. Recolha-as e jogue-as na lixeira.

7- Observe que em todas as praias existem restingas. Esta vegetação costeira é importantíssima e deve ser preservada. Restinga não é lixeira.

8- Quando tomar água de coco, devolva o coco ao quiosque. Isto vai evitar o sobre peso nas lixeiras de praia e o alto custo de recolhimento pela coleta municipal.

9- Evite transitar de carro pelas vias urbanas nos horários de pico. Deixe o seu carro no hotel e ande a pé. Isto faz bem para a saúde e você poderá apreciar melhor os pontos pitorescos da nossa região.

10- Use filtro solar e chapéu. Tome bastante líquido. Não dirija após ingerir álcool. Não se estresse por banalidades, lembre-se que você está de férias e as outras pessoas também. Curta os bons momentos da vida. 



Fonte: euamosantacatarina.com.br

Postagem individual.
           

Um comentário:

  1. Parabens pela postagem gostei!

    A parte da água de coco é um problema mesmo na praias pois é um lixo muito pesado e com volume que dificulta a coleta do lixo, sendo o coco se for trabalhado uma excelente matéria prima para diveros artigos feitos através da fibra do coco.

    ResponderExcluir