quarta-feira, 3 de julho de 2013

O mito da falta de água no mundo


O mundo pode viver com aquecimento global, porém ninguém pode viver sem água. 
É crescente a atenção da mídia para esse assunto, a possibilidade de falta de água no mundo pode acarretar até a guerras para o controle da mesma.

         Todos os seres vivos conhecidos precisam de água para viver, no corpo humano a água é a majoritária de sua constituinte(70 %a 75%) sendo a água essencial para o bem funcionamento das funções corporais.
           Importante para o funcionamento fisiológico do corpo humano a água essencial para o cultivo de alimentos, para a manutenção da vida na terra e também da grande dependência da indústria na utilização dela, fora o fato de grande parte da produção elétrica do Brasil depender dela. Você sabia que para se “fabricar” um hambúrguer são gastos mais de 2300 litros de água? Confira abaixo mais alguns exemplos:
     
• Cerveja: 170 litros;
• Chocolate: 1.720 litros;
• Papel: 13 litros;
• Jeans: 9.982 litros;
• Pizza: 1.216 litros;
• Par de sapatos: 8.547 litros;
• Queijo: 152 litros;
• Hambúrguer: 2.393 litros.

 Imagine: 1720 litros para se fazer um chocolate? Pense no quanto de água se gasta para se beneficiar o cacau, em sua plantação fora o que é gasto no maquinário, assim como o pasto que alimenta as vacas que fabricam o leite. Gostou? Então visite o site imagineallthewater.eu/EN e confira mais números.

        E a demanda aumenta!

       
Alguns dados importantes sobre a água:

-  a demanda de água triplicou apenas nos últimos 50 anos, enquanto os níveis de água caem em muitos dos países mais populosos.
Muitos dos maiores rios do mundo perderam muito seu volume e alguns secaram completamente.
Os lagos do planeta estão desaparecendo em taxas alarmantes: o Mar de Aral, por exemplo, está com menos de um quarto do seu tamanho original.
   
      Essas notícias são assustadoras, mais devemos entender que a maioria dos problemas vão muito além do que as manchetes sensacionalistas nos dizem. NÃO HÁ FALTA DE ÁGUA!

      Entenda processo da escassez qualitativa: O problema não é o desaparecimento da água, mais sim o aumenta da demanda em reservas ameaçadas. O ciclo da água é um sistema fechado, como você estudava no colégio a água não foge do planeta terra, ela passa pelo ciclo da água( evaporação, condensação, precipitação, e infiltração) de fato há mais água em forma liquida hoje em dia do que há seculos atrás, devido ao derretimento das calotas polares.
     
    
 O verdadeiro problema!

    Há regiões do globo apresentam perfis hídricos muito distintos, os quais coexistem com diferentes situações demográficas, culturais, sociais, econômicas, comportamentais e de demanda  hídricos e ambientais mais ou menos impactantes. O maior problema é que quando os governos tem capacidades diferentes para distribuir e gerenciar a qualidade e a quantidade de água para distribuir para sua população.
     A escassez local está sim piorando isso é um fato grandes rios secando, reservas se esvaziando, porém o grande problema é a disponibilidade local e o transporte: Mover água doce aonde ela existe em abundância, para locais aonde há sua falta. A água é um bem caro para se transporta e quem tiver dinheiro sempre poderá ter água. Deve-se lutar para uma forma mais justa de distribuição da mesma.
Sim há muita água e ela não vai fugir, ela apenas se move de um local para o outro, se você deixar tua torneira aberta a água voltará ao sistema, o que se perde é dinheiro e energia que são gasto para distribuir e purificar a água.  
       A conservação dos recursos hídricos é importante, mas não haverá falta de água, ela é o recurso mais renovável que existe. O maior problema da água é mantê-la própria para consumo e distribuir para aqueles que precisam.

Equipe: Água

0 comentários:

Postar um comentário