quarta-feira, 12 de junho de 2013

Barragem do Rio São Bento

O que são barragens:
As barragens são estruturas artificiais construídas no leito de um rio ou canal para acumular água para diversas funções. Em geral, as Barragens são utilizadas para: 

- A produção de energia elétrica
A energia hidroelétrica é uma das energias renováveis de maior importância no mundo. Em muitos países a força da água dos rios é aproveitada por meio de barragens.
Usina Hidroelétrica de Itá - SC
- A contenção de cheias e a prevenção de enchentes.
Para controlar a água de grandes chuvas existem algumas barragens destinadas a proteger os territórios a jusante delas.

Barragem de Taió - reservatório de 83 milhões de m³ de água

- O abastecimento de água nas zonas residenciais, agrícolas, industriais.

Barragem do Rio São Bento

Visita Técnica à Barragem do Rio São Bento
A Barragem do Rio São Bento é o principal reservatório de água da região Sul de Santa Catarina. 
É situada na cidade de Siderópolis, sendo um grande atrativo para quem visita Nova Veneza. 
O estudante, Vitor Botega, visitou essa bela Barragem para coletar algumas informações interessantes.
Vista de Frente da Barragem do Rio São Bento


A inauguração oficial da Barragem foi em 2006. Hoje ela já atende mais de 300 mil habitantes, porém no futuro, a previsão é de beneficiar acima de 700 mil habitantes. 


Ela é considerada uma das maiores obras do atual Governo de Santa Catarina, com 58 milhões de metros cúbicos de água e uma área inundada de 450 hectares. 
É importante observar que antes da sua construção, ali morava uma comunidade. A construção de algo desse gênero tem suas implicações negativas como o deslocamento de pessoas, porém os benefícios são grande de mais - há mais de 700 mil pessoas que necessita dessa água, além de beneficiar a agricultura do local e prevenir enchentes.
Com isso, a torre da Capela de São Pedro foi mantida como memória do local onde a comunidade de mesmo nome se desenvolveu e construiu sua história até ser inundada pelo reservatório. Toda a comunidade foi transferida para um local próximo da Barragem. As famílias que ocupavam as áreas inundadas foram indenizadas, para que a barragem pudesse ser concluída.
Vista de Lado da Barragem do Rio São Bento
Atualmente, os municípios beneficiados da Barragem de São Bento são Criciúma, Forquilhinha, Maracajá, Içara, Nova Veneza, 
  Siderópolis e Morro da Fumaça.
Felizmente, de acordo com o gerente regional Sul-Serra da CASAN, Alessandro Rabelo, o abastecimento de água tratada nessas cidades, ainda está longe de ser comprometido, “Nosso plano garante água para consumo humano por muito tempo ainda”, explica.



Fontes: 

0 comentários:

Postar um comentário