quarta-feira, 8 de maio de 2013

Como cresce o terceiro setor?


É visto que, ao longo dos anos no Brasil e no mundo, cresce o número de diversas instituições sem fins lucrativos dispostas a defender um bem comum e o interesse por o trabalho voluntário. 

O Brasil, historicamente, não apresenta uma posição de destaque mundial no assunto, porém, o crescimento de instituições do terceiro setor em território brasileiro é notável e precisa ser reconhecido. 

Dados retirados de uma pesquisa feita em 1999, pelo Instituto Johns Hopkins juntamente com o Instituto Superior de Ensinos Religiosos (ISER), intitulada “As organizações sem fins lucrativos no Brasil, ocupações, despesas e recursos” consegue demonstrar o panorama mundial sobre o assunto em uma faixa temporal de dez anos e, assim, destacar o desinteresse histórico do Brasil, comparado ao mundo, sobre o assunto.

-> Pessoal Ocupado: (ano 1999)
-> Holanda, Irlanda e Bélgica possuíam mais de 10% do total de sua população ocupada em atividades do terceiro setor (12,5%; 11,5% e 10,5% respectivamente)
-> O Brasil situa-se abaixo da média dos países considerados na pesquisa em questão. ( 4,8%).


Veja os gráficos abaixo e confira a participação de pessoas no terceiro setor e a média brasileira, latino-americana e de 22 países das fontes de recursos, segundo a pesquisa apresentada:
   No que diz respeito ao voluntariado, o conceito de trabalho voluntariado está cada vez mais alcançando um papel de destaque na vida das pessoas e, a ideia de que “as ONGs são instituições desnecessárias por muitas vezes executarem um papel do governo”, está sendo extinta.  Há diversos fatores que podem vir a influenciar o crescimento pelo interesse no tema no Brasil. Pode-se destacar, nos dias atuais, o marketing social, incidentes ambientais divulgados em mídia, aumento da renda e da educação da população, entre outros fatores que influenciam o pensamento da sociedade e, assim, o interesse pelo terceiro setor. A preocupação com o bem estar socioambiental nas instituições de ensino também mostra-se como sendo fundamental para o tema. É visto, em diversas instituições de ensino, ações que promovem o bem estar ambiental e social da comunidade e, assim, incentivam seus alunos a estarem  preocupados com o bem comum e dispostos a colaborar com causas distintas sem a espera de um retorno financeiro.

   
   Como exemplo de instituição preocupada com o bem estar social, destaca-se o Colégio Sarapiquá, localizado em Florianópolis- SC. Diante de um ambiente cercado por matas nativas, cachoeira, horta permacultural e funcionários preocupados com o meio ambiente, estudantes são colocados em contato com campanhas de reciclagem, aulas de educação ambiental e diversos outros momentos que influenciam positivamente em sua preocupação socioambiental. 



   Como exemplo de uma dessas ações que permitem o contato dos estudantes com a preocupação ambiental, dá-se o Projeto Ecoescola. Tal projeto compõe a criação e manutenção do espaço permacultural como salas ao ar livre que propõe e aprofundamento do que é considerado postura ambiental. Algumas ações, voltadas à sustentabilidade no cotidiano escolar são praticadas nessas salas como a captação da água da chuva, revitalização do espaço da horta, construção de um forno a lenha, instalação de uma composteira, galinheiro, viveiro de mudas e uma espiral de ervas.



   Você não estudou em uma escola como essa, não está inscrito em um trabalho voluntário, mas quer ajudar essa corrente ambiental? Entre em contato com uma instituição perto de você ou espere pelas próximas postagens...Pretendemos publicar informações e entrevistas sobre as ONGs em Santa Catarina que irão esclarecer suas dúvidas e ajudar em sua escolha!

Fontes:
www.sarapiqua.com.br

Autores: Grupo- Mapeamento de ONGs em Santa Catarina- Lívia Menon, Isadora Stoffel, Bruno Duarte, Julia Ranzi e Eduardo Garcia
              

Um comentário:

  1. O texto está bom, bastante informativo.
    Vocês podem criar um nome para a equipe...

    Prof. Sérgio

    ResponderExcluir