quarta-feira, 10 de julho de 2013

ENERGIA SOLAR

Assim como a eólica e a do mar, a energia solar se caracteriza como inesgotável, e é considerada uma alternativa energética muito promissora para enfrentar os desafios a expansão da oferta de energia com menor impacto ambiental.
As aplicações práticas de energia solar podem ser divididas em dois grupos: energia solar fotovoltaica, processo de aproveitamento de energia solar para conversão direta em energia elétrica, utilizando os painéis fotovoltaicos e a energia térmica relacionada basicamente aos sistemas de aquecimento de água.
As vantagens da energia solar, ficam evidentes, quando os custos ambientais de extração geração , transmissão, distribuição e uso final de fontes fósseis de energia são comparadas à geração por fontes renováveis, como elas são classificadas.

Energia Solar Térmica
Pode ser implantada com sucesso em qualquer latitude. Mesmo regiões que apresentam poucos índices de radiação podem possuir grande potencial de aproveitamento energético.
Fica evidente a importância que a energia solar térmica poderia ter no sistema elétrico brasileiro, principalmente quando sabemos que somente com o aquecimento domestico de água para banho, são gastos bilhões de kWh de energia elétrica, que poderiam ser supridos com aquecedores solares, com vantagens socioeconômicas e ambientais. Mais grave ainda é o fato de que quase toda essa energia costuma ser consumida em horas especificas do dia, o que gera uma sobrecarga no sistema elétrico.

Energia Fotovoltaica
A conversão fotovoltaica teve inicio na década de 90, com os avanços adicionais da tecnologia e a significativa redução nos seus custos. Teve sua aplicações ampliadas e inseriu-se crescentemente no mercado mundial.
A radiação solar pode ser diretamente convertida em energia elétrica, por meio de efeitos de radiação (calor e luz) sobre determinados materiais, particularmente os semicondutores.
Um sistema fotovoltaico não precisa do brilho do sol para operar. Ele também gera eletricidade em dias nublados, entretanto, a quantidade de energia gerada depende da densidade das nuvens Devido à reflexão da luz do sol, dias com poucas nuvens podem resultar em maior produção de energia do que dias completamente claros.


Sugestões:






Postagem individual



0 comentários:

Postar um comentário