quinta-feira, 11 de julho de 2013

Alternativas de mobilidade urbana utilizadas em grandes cidades do mundo


Para encerrar o ciclo de postagens coletivas no blog, o grupo responsável pelo tema “Crise no Transporte” abordará, com base em duas reportagens exibidas pelo jornal das 10, do canal Globo News, alternativas encontradas nas grandes cidades do mundo para solução do problema com transportes.

A primeira reportagem fala sobre a falta de projetos em mobilidade urbana no Brasil. Nos últimos anos foram destinados 6,8 bilhões de reais à mobilidade urbana, porém, estados e municípios utilizaram apenas 19% deste valor.

Podemos observar que, na verdade o que falta é um planejamento adequado desses recursos e projetos que realmente saiam do papel.Atualmente, diversas obras estão sendo executadas, porém o motivo é a realização de eventos esportivos, ao invés de ser a necessidade da população, visto que poderiam ter sido realizados antes, e evitado transtornos à população nos últimos anos.

Conforme comentário de um especialista, a falta de mobilidade urbana nas grandes cidades do país ocorre porque estas cresceram de forma desordenada, isto é, a falta de planejamento urbano foi quem acarretou estes problemas. Faltam projetos para melhoria da mobilidade urbana

A segunda reportagem fala sobre os projetos implementados nos Estados Unidos e Europa, como o compartilhamento de carros. O grande exemplo é Berlin, que conta com um sistema de transporte invejável. A indústria automobilística é campeã em exportações, porém internamente a comercialização de carros vem diminuindo ano após ano.

Percebe-se que os carros já não são mais objetos de desejo das novas gerações, pois elas se preocupam com a preservação do meio ambiente e têm ciência dos prejuízos trazidos pela utilização de carros.Nessas cidades os moradores se sentem na obrigação de utilizar a bicicleta como meio de transporte, principalmente para não prejudicar o meio ambiente.

Em Berlin 7 a cada 10 pessoas se locomovem através de duas rodas, além da utilização de metrôs, trens de superfície e ônibus.Podemos perceber que no Brasil o problema não está somente na falta de projetos e investimentos do governo.

Precisa-se reeducar a população para utilização de meios de transporte coletivos ou bicicletas. Compartilhamento de carros como alternativa de mobilidade urbana

Um comentário: