quarta-feira, 19 de junho de 2013

Parque Estadual da Serra do Tabuleiro

Parque Estadual da Serra do Tabuleiro


A maior unidade de conservação de proteção integral do Estado de Santa atarina foi criada em 1975, com base nos estudos dos botânicos Pe. Raulino Reitz e Roberto Miguel Klein, com o objetivo de proteger a rica biodiversidade da região e os mananciais hídricos que abastecem as cidades da Grande Florianópolis e do Sul do Estado.


O Parque Estadual da Serra do Tabuleiro ocupa cerca de 1% do território catarinense. Abrange áreas dos municípios de Florianópolis, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz, Águas Mornas, São Bonifácio, São Martinho, Imaruí e Paulo Lopes. Fazem parte do Parque as ilhas do Siriú, dos Cardos, do Largo, do Andrade e do Coral, e os arquipélagos das Três Irmãs e Moleques do Sul.
Em Caldas da Imperatriz localiza-se um complexo de águas termais de grande qualidade, a qual já foi considerada a 2° melhor do mundo, atrás apenas de Ax-les Thermes, na França. O ponto culminante fica na Serra do Cambirela, onde está localizado o pico do Cambirela, com 1.288 metros de altitude.


O Parque do Tabuleiro possui três Centros de Visitantes: o primeiro fica localizado na sede do Parque, às margens da BR-101, a aproximadamente 40 km de Florianópolis - no município de Palhoça. Há ainda o entro Temático das Águas, em Imaruí, e o Centro Temático da Terra, no município de São Bonifácio.
Como todo Parque, sua proteção é muito importante, pois abrange extensas áreas de serras, planícies e ilhas costeiras que fazem parte do Bioma Mata Atlântica (um dos mais ricos e ameaçados do mundo), abrigando grande número de espécies endêmicas e em extinção e sendo considerada Zona Núcleo da Reserva da Biosfera pela UNESCO.

Um comentário:

  1. Sérgio Luis Boeira3 de julho de 2013 às 14:10

    Muito boa matéria sobre um tema dos mais relevantes para a região.
    (Faltam duas postagens).

    ResponderExcluir