quarta-feira, 19 de junho de 2013

Um exemplo de Logística Reversa

Bridgestone aderiu a um programa para realizar a logística reversa de produtos usados, por meio de uma parceria com o programa de coleta gerenciado RECICLANIP, da Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos.


Segundo representantes da empresa, que é uma das principais fabricantes de pneus do Brasil, o descarte consciente dos produtos previne a formação de montanhas de lixo inorgânico, contribuindo com a preservação do meio ambiente. O programa tem ajudado na regularização das atividades de empresas laminadoras que atuam na informalidade, já que a RECICLANIP exige de seus parceiros licenciamento junto aos Órgãos Ambientais Estaduais e junto ao Instituto Nacional do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).
Os pneus recolhidos são levados até as empresas de trituração e picotagem cadastradas. Os fragmentos de pneu são reutilizados de várias maneiras: combustível alternativo nas indústrias de cimento, matéria-prima na confecção de pisos, blocos e guias em substituição à brita, confecção de solados de calçados, borracha para vedação, peças de reposição para indústria automobilística, entre outras mais específicas ainda.
No segmento de recapagem, as empresas que reformam pneus da rede “Bandag” destinam corretamente o pó de borracha, um dos principais resíduos do processo de reforma. Este pó é utilizado como fonte de energia alternativa e também usado em quadras poli-esportivas.
Ricardo Drygalla, gerente de Marketing da Bridgestone Bandag, faz um comentário breve e objetivo sobre o impacto disso no mundo empresarial, a chamada Responsabilidade Socioambiental. “Além da responsabilidade dos fabricantes ao se desfazerem daquilo que criaram com o menor impacto para o meio ambiente, é necessário haver o compromisso dos clientes em fazer a melhor compra, buscando empresas que oferecem alternativas como esta.”


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By: Grupo dos Resíduos Sólidos


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