quarta-feira, 10 de julho de 2013

Exemplos para uma Florianópolis melhor

Se Florianópolis quiser manter a imagem de cidade com qualidade de vida para atrair cada vez mais turistas, precisa investir em alternativas de transporte sustentável, com estrutura para bicicletas, locomoção a pé e transporte público de qualidade.
O alerta foi dado no Fórum Internacional sobre Mobilidade Urbana, que começou ontem, na Capital. O diretor executivo da ONG canadense 8-80 cities, Guillermo Peñalosa, aponta que Florianópolis enfrenta congestionamentos por priorizar o uso do automóvel. Ele, que foi um dos responsáveis pela reurbanização de Bogotá (Colômbia), reconhece que o discurso da mobilidade sustentável já é explorado em Florianópolis, mas é preciso partir para a prática. Peñalosa apontou exemplos de agilidade:
– A decisão de fechar o largo da Times Square para carros e deixar exclusivamente para pedestres levou apenas 30 dias. Também foi em um mês que Chicago construiu a primeira ciclovia. A mudança não é um problema financeiro, mas técnico e político – observa Peñalosa.
O especialista acredita que Florianópolis poderia ser exemplo internacional de qualidade de vida se houvesse investimento na humanização.
– Não é justo construir uma avenida (Beira-Mar Norte) de 12 faixas de frente para o mar. Deveria ter no máximo oito e o restante ser um calçadão e parques para pedestres e bicicletas, além de uma canaleta para ônibus. Isso é que vai atrair o turista.
O diretor da ONG holandesa International Bicycle Consultancy (Consultoria Internacional de Bicicleta), Ton Daggers, afirma que investir mais em ciclovias e transporte coletivo traz vantagens para uma cidade que conta com 60% do território de áreas de proteção permanente (APP). Isso porque as construções não precisariam de tantas vagas de garagens.
– Nos últimos 10 anos, aumentou o número de carros, houve pouco aumento de ciclovias e nenhuma melhoria em transporte de massa. É preciso definir como vão querer manter a bela imagem de Floripa no mundo.
Em recente viagem minha a cidade de Hannover, na Alemanha, pude notar a diferença de uma típica cidade de primeiro mundo! Aqui as pessoas andam muito de bicicleta, pois existe ciclovias em toda parte e ficam na calçada, não no meio da rua junto aos carros. Isso facilita a vida das pessoas que escolhem este meio para ir trabalhar, levar seu filhos na creche, fazer exercícios e muito mais. 
Além disso a cidade conta com um metro de superfície, que funciona perfeitamente, é limpo, conservado e muitas pessoas o utilizam. Tendo com base o que presenciei aqui acredito que se Florianópolis contasse com alternativas extras como estas, seríamos uma cidade de primeiro mundo, já que contamos com a exuberância da natureza de graça, o que falta é esse investimento em infra-estrutura nos transportes.
Espero que este dia não demore a chegar pois ainda quero disfrutar de todas essas alternatvas na ilha da magia, que até o presente momento vejo que tem muita magia pra pouca ilha!
(DC, 04/04/2013)

Por Luan Fronza Bonsenhor

0 comentários:

Postar um comentário