sábado, 6 de julho de 2013

LAPAD - Laboratório de Bilogia e Cultivo de Peixes de Água Doce

O Departamento de Aquicultura, do Centro de Ciências agrárias possui um Grupo de Pesquisa voltado para o estudo da vida na água doce, o LAPAD (Laboratório de Bilogia e Cultivo de Peixes de Água Doce).
Escolhi este dentre os demais laboratórios do centro por ser o único que trata da vida em água doce, que é diferente da nossa realidade em Florianópolis. O AQI possui ainda: Laboratório de Moluscos Marinhos (LMM); Laboratórios de Camarões Marinhos (LCM); e Laboratório de Piscicultura Marinha (LAPMAR).

O LPAD foi criado em 1995, com o objetivo de desenvolver estudos voltados para o manejo, conservação e para o cultivo da ictiofauna (Ictíico + Fauna = Relativo a peixe + Conjunto de Animais próprios duma região) da região do alto rio Uruguai, localizado entre  os estados de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.


O Laboratório tem desenvolvido diversas ações e projetos para ajudar no manejo, monitoramento e cultivo das espécies de água doce. Os conhecimentos desenvolvidos neste grupo servirão de base para muito criadores aprimorarem suas técnicas, desenvolvendo assim, em parceria com a natureza, a economia de muitas famílias e vilarejos que vivem exclusivamente da economia da pesca.

O grupo possui ainda um perfil na rede social e um site onde divulga suas ações e eventos, como o por exemplo o “VI Workshop sobre Jundiá”, que ocorrerá nos dias 21 a 23 de Agosto em Florianópolis.


Dentre as atividades que o grupo desenvolve podemos citar:
  • Ø Distribuição de ovos e larvas de peixes;
  • Ø Produção pesqueira;
  • Ø Desenvolvimento de tecnologia de cultivo;
  • Ø Avalização da diversidade genética;
  • Ø Manejo de operação de turbinas ;
  • Ø Caracterização de ambientes e estudos de impacto ambiental;
  • Ø Nutrição de organismos aquáticos.

Os professores responsáveis pelo LAPAD são: Prof. Dr. Evoy Zaniboni Filho; Prof. Dr. Alex Pires de Oliveira Nuñer; e Profª. Dra. Débora Machado Fracalossi.
O LAPAD, através de seus professores e alunos já escreveu e publicou dezenas de artigos nos mais diversos assuntos relacionados ao tema.

Para maiores informações sobre o este Laboratório e os resultados já apresentados, acesse: http://www.lapad.ufsc.br/


Para maiores informações sobre os demais laboratórios do centro, acesse:
http://lmm.ufsc.br/ | http://www.lcm.ufsc.br/ | http://www.aqi.ufsc.br/content.php?area=inst&subarea=63

0 comentários:

Postar um comentário