quarta-feira, 3 de julho de 2013

Bicicletas, uma forma de locomoção sustentável

Um problema encontrado em grande parte das cidades e capitais do país é a falta de ciclovias. Enquanto estas deveriam ser implementadas, pelo fato de possuírem melhores condições de mobilidade, sustentabilidade e benefícios à saúde, são menosprezadas e colocadas em segundo plano pelos governos.

Com certeza a implementação de ciclovias traria ao país redução de gastos como em saúde, visto que os maiores problemas são causados pelo sedentarismo, em preservação do meio ambiente e nos investimentos cada vez mais elevados em estradas.

Vivemos em uma cidade onde a locomoção se tornou um problema, que vem aumentando cada vez mais e trazendo prejuizos a sociedade e a natureza, principalmente. 
 
Diariamente nos deparamos com filas quilométricas de carros, quando estes poderiam e deveriam ser substituidos por bicicletas e onibus coletivos.

Porém os problemas não param por aí. As maioria das pessoas tem consciência dos danos causados pelo sedentarismo e poluição do meio ambiente, mas a falta de segurança e estrutura adequada faz com que muitos se sintam inseguros em sair de casa com este meio de transporte. Vemos e presenciamos diariamente casos de pessoas que perdem partes do corpo e até mesmo a vida por causa da falta de respeito dos que passam de carro e ônibus.

A solução mais viável para esse problema seria a construção de ciclovias em toda a cidade, trazendo qualidade de vida a todos. Enquanto nossos representantes não investem em projetos para construção de ciclovias e melhoramentos no transporte nos resta ir às ruas e lutar pelos nossos direitos com paciatas e manifestações, como vem lutando há alguns anos os moradores da Lagoa da Conceição e bairros vizinhos. O projeto enfim será iniciado no próximo dia 29 de junho.

Abaixo temos um mapa das ciclovias e ciclofaixas de Florianópolis, bem como as que estão em processo de construção ou elaboração do projeto.


As vias existentes

Ciclovia da Acadepol Bairro - Canasvieiras/Acadepol
Extensão - 400 metros
Quem construiu - Desconhecido
Situação - É segregada, porém curta.

Ciclovia de Jurerê Internacional Bairro - Jurerê Internacional
Extensão - 1.900 metros
Quem construiu - Construtora Habitasul
Situação - A ciclovia está em bom estado de conservação. Vai da Rua Dourados até a Rua das Raias.

Ciclovia da Vargem Grande Bairro - Vargem Grande
Extensão - 500 metros
Quem construiu - Prefeitura de Florianópolis
Situação - Fica próxima a subestação da Celesc Ilha/Norte. Está bem esburacada e é considerada curta.

Ciclovia da Beira-Mar Norte Bairro - Beira-Mar Norte
Extensão - 9.400 metros
Quem construiu - Governo do Estado
Situação - Contígua à rua, é a maior da cidade.Conta com iluminação em led, que consumo 50% menos energia que as lâmpadas a vapor metálico, anteriormente utilizadas. Está entre as que têm melhor infraestrutura da cidade.

Ciclovia da Udesc Bairro - Itacorubi
Extensão - 700 metros
Quem construiu - Prefeitura de Florianópolis
Situação - É considerada curta e com poucos acessos.

Ciclovia da Avenida da Saudade Bairro - Itacorubi
Extensão - 1.000 metros
Quem construiu - Governo do Estado
Situação - Em estado regular.

Ciclovia da Celesc Bairro - Itacorubi
Extensão - 640 metros
Quem construiu - Celesc, como medida de compensação por obras no município
Situação - É nova e está em bom estado de conservação. Conecta as ciclovias da Udesc e Avenida da Saudade.

Ciclovia Beira-Mar Continental Bairro - Beira-Mar Continental
Extensão - 1.700 metros
Quem construiu - Governo do Estado
Situação - É uma das mais novas vias ciclísticas de Florianópolis.

Ciclovia da Avenida Beira-Mar Sul Bairro - Via Expressa Sul, entre Saco dos Limões e Costeira do Pirajubaé
Extensão - 4.430 metros
Quem construiu - Governo do Estado
Situação - Bem conservada, tem poucos acessos.

Ciclofaixa da Cachoeira do Bom Jesus Bairro - Cachoeira do Bom Jesus
Extensão - 2.750 metros
Quem construiu - Prefeitura de Florianópolis
Situação - Contígua à rua e está em bom estado. Inclusive, com placas de sinalização para ciclista.

Ciclofaixa de Canasvieiras Bairro - Canasvieiras
Extensão - 730 metros
Quem construiu - Prefeitura de Florianópolis
Situação - É contígua à rua e bem utilizada pelos moradores locais para percursos curtos, como ir ao mercado.

Ciclofaixa dos Ingleses Bairro - Ingleses
Extensão - 2.050 metros
Quem construiu - Prefeitura de Florianópolis
Situação - A ciclofaixa fica sobre a calçada e está mal sinalizada, fazendo com que os pedestres ao invés de preferirem utilizem a via ciclística como passeio. Os carros costumam atravessar para acessar os estacionamentos do comércio.

Ciclofaixa da Agronômica Bairro - Agronômica
Extensão - 1.600 metros
Quem construiu - Prefeitura de Florianópolis
Situação - É bem localizada, mas requer cuidados, pois frequentemente motoristas utilizam para ultrapassagem e parar o carro.

Ciclofaixa Hercílio Luz Bairro - Centro
Extensão - 1.400 metros
Quem construiu - Prefeitura de Florianópolis
Situação - Sobre a calçada, é considerada em bom estado de conservação.

Ciclofaixa do Fazenda do Rio Tavares Bairro - Fazenda do Rio Tavares
Extensão - 1.030 metros
Quem construiu - Prefeitura de Florianópolis
Situação - Contíngua à rua. Um dos problemas é que conta com postes no meio da via e estreita quando na finalização ao norte.

Ciclofaixa da Pequeno Príncipe Bairro - Campeche
Extensão - 2.800 metros
Quem construiu - Prefeitura de Florianópolis
Situação - Atende aos ciclísticas do bairro, pois não tem conexões. É utilizada, inclusive, por moradores que seguem até o Terminal de Integração do Rio Tavares. A pista é considerada de boa qualidade.

Via Sinalizada da Estrada Nova da Tapera Bairro - Tapera
Extensão - 3.800 metros
Quem construiu - Governo do Estado
Situação - Fica no acostamento da rodovia.

Ciclofaixa da SC -401 Bairro - Canasvieiras, Jurerê e Vargem Pequena
Extensão - 6.600 metros
Quem construiu - Governo do Estado
Situação - É nova e está em boas condições. Um ponto perigoso é na Vargem Pequena, onde a ciclofaixa segue por cima do elevado, fazendo com que o ciclista tenha que cruzar a pista para retomar a via ciclísticas na marginal.

Em construção

Ciclofaixa do Ribeirão da Ilha Bairro - Ribeirão da Ilha. Entre os trevos do Erasmo e da Tapera
Extensão - 4.700 metros
Quem construiu - Prefeitura de Florianópolis
Situação - A ciclofaixa fica sobre a calçada da rodovia Baldicero Filomeno. A comunidade reivindica a continuidade até a Caieira da Barra do Sul e constrói, com apoio do Instituto de Planejamento Urbano (Ipuf), uma proposta de ampliação.

Ciclofaixa da Bocaiúva Bairro - Centro
Extensão - 1.600 metros
Quem construiu - Prefeitura de Florianópolis
Situação - A parte que está pronta não conta com conexões com a ciclofaixa da Agronômica. É comum carros estacionarem ou fazerem ultrapassagem pela via ciclística.

Ciclovia da Rodovia João Gualberto Soares Bairro - Ingleses do Rio Vermelho
Extensão - 2.170 metros
Quem construiu - Prefeitura de Florianópolis
Situação - Ainda não há sinalização, fazendo com que a via ciclística acabe sendo utilizada também por pedestres e até carros.

Projetos

Ciclovia do acesso ao novo terminal do Aeroporto Hercílio Luz
Bairro - Entre Carianos e Tapera
Extensão - 8.730 metros
Quem deve construir - Governo do Estado
Situação - Pelo projeto, o novo acesso ao terminal contará com uma ciclovia de 2,8 metros de largura. A licitação da obra teve os envelopes abertos em agosto de 2012, e o prazo de execução é de dois anos a partir da ordem de serviço. Mas a tramitação foi suspensa, de forma cautelar, pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), que apontou seis irregularidades no edital.

Via ciclística na BR-282 (Via Expressa) Bairro - Capoeiras e Coqueiros
Extensão - rodovia que liga São José a Capital tem 5.500 metros, sendo 4.200 em Florianópolis
Quem deve construir - Governo Federal
Situação - Conforme o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), o projeto executivo, que está sendo elaborado para ampliação da rodovia, deve prever alternativa de ciclovias ou ciclofaixas. Após a conclusão do estudo, o órgão avaliará custo e viabilidade da obra.

Ciclofaixa da SC-405 Bairro - Rio Tavares
Extensão - 2.500 metros
Quem deve construir - Governo do Estado
Situação - O edital para a obra foi lançado em outubro de 2012 e a promessa era começar a obra após a temporada de verão. Apesar da comunidade ter exigido ciclovia, o governo optou pela ciclofaixa, nos moldes da que existe na SC-401.

Ciclofaixa da SC-403 Bairro - Ingleses, Vargem Grande, Vargem do Bom Jesus
Extensão - 5.000 metros
Quem deve construir - Governo do Estado
Situação - A empresa Sotepa Engenharia realiza o projeto de ampliação da rodovia, que inclui a via ciclística, e deve ser entregue até o final deste ano. Depois disso, ainda precisa licitar a execução da obra.

Ciclovia universitária Bairros - Trindade, Carvoeira, Pantanal, Córrego Grande
Extensão - 8.000 metros
Quem deve construir - Governo Federal
Situação - o projeto prevê a construção de uma ciclovia dentro do campus, interligada com os bairros que circundam a universidade. Precisa ainda definir a busca de recursos.

Ciclofaixa da Rua Deputado Edu Vieira Bairro - Pantanal
Extensão - 1.900 metros
Quem deve construir - Prefeitura de Florianópolis
Situação - prevê a implantação junta a duplicação da rua. A proposta está sob a análise da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) que requer alterações no projeto antes de conceder a cessão de um terreno do campus necessários para a ampliação da via à prefeitura.

Ciclovia da Osni Ortiga Bairro - Lagoa da Conceição e Canto da Lagoa
Extensão - 2.700 metros
Quem deve construir - Prefeitura de Florianópolis
Situação - Parte da intercessão da Avenida Rendeiras e vai até bifurcação do Canto da Lagoa. Foi concedida a ordem de serviço no primeiro semestre de 2012, mas a licença ambiental da Fatma foi liberada só em outubro do mesmo ano. O Projeto foi apresentado a comunidade em 29 de junho de 2013.

Fonte: Diário Catarinense


Um comentário:

  1. Sérgio Luis Boeira3 de julho de 2013 às 13:49

    Bom texto, boa ilustração.

    Há na mesa da reitora da UFSC um projeto do professor Francisco Ferreira, do curso de arquitetura e urbanismo, que visa interligar toda a universidade com ciclovias...Acho que os estudantes deviam reivindicar isso à reitoria.

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