sábado, 29 de junho de 2013

Conheça a JCI e as suas iniciativas ambientais

O que é a JCI?




JCI (Junior Chamber Internacional, ou Câmara Júnior Internacional) é uma Organização sem fins lucrativos, uma associação mundial de pessoas jovens de 18 a 40 anos de idade, que buscam no aprimoramento individual as bases para o desenvolvimento de suas comunidades.
Um dos princípios básicos da JCI é criar melhores líderes para criar melhores sociedades. A Organização proporciona aos adultos jovens a confiança para superar suas limitações e conseguir melhor performance.
Missão
Proporcionar oportunidades de desenvolvimento que preparem jovens para criar mudanças positivas.

Onde está?

+ 120 países
+ 200 mil jovens
+ 6 mil comunidades
Aqui na capital temos a JCI Florianópolis, onde através do voluntariado se reúnem uma vez por semana para capacitação e planejamento dos seus projetos, atuam em áreas: Individual, Negócios, Internacional e Comunitária.

Exemplos de Projetos:


Área Comunitária – Projeto Trilhas com Sustentabilidade


http://jciflorianopolis.org/trilha-da-praia-saquinho/
Em 1º de Setembro foi realizada a maior edição do Projeto Trilhas com Sustentabilidade. Com a participação do Grupo Trilhas Continente, tiveram a participação de 22 pessoas no evento sendo estas do Grupo TrilhasContinente, membros da JCI Florianópolis e amigos.


A intenção do Projeto é a socialização de amigos com umacaminhada saudável, ainda colaborar com o meio ambiente recolhendo o lixo encontrado, conhecer para poder preservar as belezas naturais.

O resultado no final da trilha, somando um pouquinho de cada um dos 22 participantes resultou em um grande saco de lixo.


O trajeto desta trilha foi mapeado através do GPS. A caminhada iniciou na Praia dos Açores, passando pela Solidão, até a remota Praia do Saquinho e seu costão.




“O que cada um de nós pode fazer para melhorar a comunidade em que vivemos“

Em 2013 a JCI terá o seu maior evento do ano, o Congresso Mundial aqui no Brasil na cidade do Rio de Janeiro entre os dias 4 e 9 de Novembro, os jovens cidadãos ativos da JCI se unirão com os líderes de empresas, governos e sociedade civil para enfrentar os desafios críticos de nosso tempo, discutindo como os esforços coordenados desses três setores podem liderar o caminho para a mudança global sustentável através do quadro dos Objetivos do Milênio das Nações Unidas.


A JCI irá liderar a iniciativa, reunindo seus principais parceiros – as Nações Unidas, o Pacto Global da ONU, a Fundação das Nações Unidas e a Câmara de Comércio Internacional (ICC) – para conduzir a conversa e redefinir, aprimorar e promover a colaboração entre esses atores globais importantes.

Para conhecer mais sobre o evento assista os dois vídeos do youtube:
http://www.youtube.com/watch?v=WkR6r2lux7k
http://www.youtube.com/watch?v=CbTvrFSTecw
Acompanhe noticias do eventohttps://www.facebook.com/jciwc2013

Acompanhe maiores informações da JCI Florianópolis:
Site: http://jciflorianopolis.org/
Facebookhttps://www.facebook.com/JCIFlorianopolis?fref=ts

Escrito por: Bruno Duarte, Eduardo Garcia, Júlia Ranzi Werle, Lívia Menon e Isadora Stoffel.

2 comentários: