quarta-feira, 5 de junho de 2013

Terceiro Setor: Projeto Tamar



Em 1980 surge o Projeto Tamar – ICMBio por iniciativa do antigo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal IBDF, atual Ibama – Instituto Brasileiro de Meio Ambiente.

A título de curiosidade, a palavra Tamar originou-se das palavras tartaruga marinha. Mas isso não foi apenas por aparência, a abreviação foi indispensável devido ao espaço restrito nas identificações utilizadas em cada tartaruga marcada para possíveis estudos. Com isso o nome Tamar designa-se ao Programa Brasileiro de Conservação das Tartarugas Marinhas, executado então pelo Centro Brasileiro de Proteção e Pesquisa das Tartarugas Marinhas-Centro Tamar, com vínculo à Diretoria de Biodiversidade do Instituto Chico Mendes da Biodiversidade-ICMBio, órgão do Ministério do Meio Ambiente. 
O projeto é coadministrado pela Fundação Centro Brasileiro de Proteção e Pesquisa das Tartarugas Marinhas-Fundação Pró-Tamar, que é uma ONG, com inicío em 1988 e considerada de Utilidade Pública Federal em  1996. Esta ONG auxilia não só na conservação das espécies como também nas áreas técnica, científica e administrativa. A ONG busca também apoio financeiro de organizações privadas e agências financiadoras, além de dar suporte para a gestão do programa de auto-sustentação.

O motivo do início do projeto estava no fato de a conservação marinha ser precária, não haver registros de trabalho de tal ato, mas as tartarugas já estavam em processo de extinção. A ideia surgiu então de estudantes na Universidade Federal de Rio Grande na faculdade de Oceanografia a partir de expedições a lugares até então não explorados ou muito pouco explorados e a partir de pesquisas relacionadas ao assunto apoiados pelo Museu de Oceanografia do Rio Grande. Em uma certa expedição, os estudantes assistiram a cena da morte de 11 tartarugas e revoltados iniciaram os trabalhos para preservação das espécies.


A principal causa do projeto está no cuidado e pesquisa das cinco espécies de tartarugas marinhas presentes no Brasil, no qual estão ameaçadas de extinção. A abrangência do Tamar chega a 1.100 quilômetros de praias representando 23 bases mantidas em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso desses animais, no litoral e ilhas oceânicas, atingindo nove estados brasileiros.

O Tamar conta com patrocínio nacional da Petrobras, apoios e patrocínios regionais de governos estaduais e prefeituras, empresas e instituições nacionais e internacionais, além de organizações não-governamentais. Mas é fundamental, sobretudo, o papel das comunidades onde mantém suas bases e da sociedade civil em geral, que participa e ajuda o Projeto, individual ou coletivamente.

O Projeto possui reconhecimento internacional por servir de modelo para outros países na questão de preservação marinha. Seu diferencial está no envolvimento das comunidades costeiras diretamente no trabalho socioambiental do Tamar.

Em Florianópolis o Projeto localiza-se na Barra da Lagoa e recebe visitantes e estudantes o ano todo, além de datas específicas de pesquisas e programas.

A base para a elaboração dessa postagem foi o site do Projeto Tamar e onde podem ser encontradas maiores informações e programas: www.tamar.org.br
Caso você tenha interesse em ajudar a ONG aqui em Florianópolis pode entrar em contato pelo número pelo telefone (48) 3236 2015.


Autores: ONG's Ambientalistas - Isadora Stoffel, Lívia Menon, Bruno Duarte, Júlia Ranzi, Eduardo Garcia

2 comentários:

  1. Legal!!! Pena que não se pode terminar o raciocínio e ter que escutar ladainha no meio da apresentação...

    ResponderExcluir
  2. Isadora, está muito bom. É uma pena que os demais integrantes do grupo não tenham contribuído na apresentação. E haja quem se esconda por trás do anonimato para mostrar sua falta de caráter...

    Sérgio

    ResponderExcluir