quarta-feira, 5 de junho de 2013

Economizando Agua



Sempre ouvimos a discussão sobre a água e seu uso consciente. À medida que os racionamentos foram se tornando mais urgentes e constantes, a população foi tomando conhecimento que a água é um recurso finito e não tão abundante quanto possa parecer; por isso deve ser economizada. Mesmo o Brasil, que é um dos países com maior quantidade de reservas de água doce do planeta, já está sentindo os efeitos do uso incorreto desse bem tão precioso. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), no século 20 o uso da água cresceu duas vezes mais que a população. Não é por acaso que cada vez mais pessoas e organizações estão se unindo em defesa de seu uso racional.

A idéia de que sobra água no mundo se deve ao fato de que ela ocupa 70% da superfície terrestre. Essa água tem um ciclo natural, que começa com sua evaporação, formando as nuvens que depois vão retornar para a terra através das chuvas. Porém, de toda água existente no planeta, 97,5% estão nos oceanos, dois terços do restante se encontram em forma de gelo, nas calotas polares e no topo de montanhas, ficando apenas 1% disponível para nosso consumo, sendo que a maior parte esta em leitos subterrâneos, atmosfera, plantas e animais. Atualmente usamos para nosso consumo as águas de nascentes, lagos, rios e extrações de leitos subterrâneos.

O tamanho do problema.

Com a poluição cada vez maior do ar, da terra, das nascentes, dos lagos, dos rios e dos oceanos, essas águas estão ficando contaminadas, exigindo uma enorme preocupação para sua preservação, pois sem água natural a vida como conhecemos não tem como existir.

Quando pensamos no Brasil, onde supostamente existe uma fartura hídrica, começamos a entender o tamanho do problema quando verificamos que nem todas as pessoas são não atendidas devidamente pela rede de distribuição, devido à precária infra-estrutura existente. Portanto, a questão muitas vezes não se resume à existência de água, mas às condições de acesso a um bem que deveria ser universal. 


Somados esses dois problemas, poluição e falta de infra-estrutura, segundo a ONU, chegamos a um resultado extremamente preocupante: 40% da população mundial não conta com abastecimento de qualidade. Cinco milhões de crianças morrem por ano de doenças relacionadas à escassez ou contaminação da água. E a falta de consciência ainda é o pior vilão: 2 milhões de toneladas de detritos são despejadas em lagos, rios e mares no mundo todo dia, incluindo lixo químico e industrial, dejetos humanos e resíduos de agrotóxicos. 


O que podemos fazer?

Nós, como consumidores, podemos contribuir para reverter esses dados. Economizando estaremos evitando que mais águas sejam retiradas da natureza para nosso consumo. Elaboramos uma lista de tarefas simples para economizar a água potável:
 
  • Fechar a torneira enquanto escovar os dentes, fazer a barba, ensaboar a louça, etc.;
  • Não usar mangueira para lavar pisos, calçadas, automóveis, etc.
  • Utilizar descargas com sistema de caixa acopladas ao vaso sanitário com limitador(es) de volume(s) por descarga;
  • Reduzir o tempo no banho;
  • Acumular roupa para utilizar a máquina de lavar na sua capacidade máxima.
  • Se tiver que lavar mais de uma leva de roupas, e se a máquina permitir, antes da máquina jogar fora a água do enxágue, dê uma pausa, tire a roupa limpa, coloque a segunda leva de roupas sujas e reinicie o trabalho da máquina. Depois quando a máquina for centrifugar, dê uma pausa e junte as roupas da primeira leva para centrifugar tudo junto. Assim você economiza um tanque de água;
  • Reutilizar a água utilizada da máquina de lavar roupas para lavar o chão do quintal;
  • Reduzir a vazão de água do seu chuveiro (Um chuveiro normal gasta em média 3,5 litros por minuto);


 
Aproveitando a água da chuva
Outra forma de economizar água é fazer o aproveitamento da água da chuva. Você mesmo pode construir e instalar um sistema de captação da água da chuva utilizando uma Minicisterna conforme a figura. Essa tecnologia foi criada e desenvolvida com base na norma ABNT NBR 15.527:2007.
                                        

 
As principais metas e objetivos com relação a esse sistema são:

  • Incentivar a população a fazer o aproveitamento correto da água de chuva;
  • Fazer com que toda casa urbana tenha pelo menos um sistema simples de Aproveitamento da Água de Chuva;
  • Minimizar o escoamento do alto volume de água nas redes pluviais durante as chuvas fortes;
  • Usar a água para irrigações nos jardins e lavagens de pisos externos. Assim, essa água vai infiltrar na terra e ir para o lençol freático, preservando o seu ciclo natural;
  • Usar a água para lavagens de pisos, carros, máquinas e nas descargas no vaso sanitário.

Por fim, também precisamos estar cientes que não basta economizarmos água "limpa"; muito mais importante é tratarmos a água que sujamos (com Estações de Tratamento de Esgoto) e devolvê-la limpa para a natureza, perpetuando o ciclo natural da água. Esse é um compromisso que toda empresa distribuidora de água deve ter perante a natureza, e nós como cidadãos devemos cobrar. Só assim estaremos colaborando com a preservação de um bem essencial para a manutenção da vida na Terra. Mas isto é assunto para um outro post.

Fonte: Revista Viva Saúde – Fevereiro 2013.

Equipe: Christiano Lopes, Diego Ossido, Fernando Pacheco, Sérgio Pagnoncelli, Vitor Botega.



0 comentários:

Postar um comentário