quarta-feira, 5 de junho de 2013

IBAMA



Infraestrutura x Preservação do Ambiente

Nosso país precisa urgentemente de mais infraestrutura para seguir o seu crescimento. Porém não se pode simplesmente ir construindo estradas, pontes, túneis, viadutos e demais estruturas de qualquer jeito, de qualquer forma, sem preocupar-se com os impactos ambientais que a região vai sofrer. E é aí que temos a atuação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA.
Recentemente o IBAMA descartou liberar licenças por etapas para Autopista Litoral Sul da grande Florianópolis. O órgão exige que para a construção da Autopista Litoral Sul seja apresentado estudos de impacto completo, abrangendo todo o traçado. Por hora, o projeto tem apenas 11 dos 49 quilômetros com estudos de impacto concluídos, o trecho fica entre a SC-408 (acesso a Antônio Carlos) e a SC-407 (acesso a Vila Santana), se liberado pelo Ibama, as obras poderiam ser iniciadas em um prazo máximo de 60 dias. Seria a única maneira de o projeto sair do papel em 2013, já que o Eia-Rima (estudo exigido para as obras) de toda a área que será ocupada pela rodovia — que terá 49 quilômetros de extensão — pode levar até um ano para ser concluído. Isso porque as coletas de campo precisam ser feitas em períodos prolongados de seca e de chuva e a Autopista deu início aos levantamentos há menos de 30 dias. 
Dia 06 de Abril de 2013, o órgão solicitou mais informações ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) em Santa Catarina e não emitiu a licença de instalação, necessária para o início das obras de duplicação da BR-470.
Também expediu um ofício ao Dnit, explicando as pendências técnicas para a emissão da licença. O documento em análise é o Plano Básico Ambiental, que detalha as medidas compensatórias para atenuar o efeito das obras no meio ambiente.
No dia 02 de Junho de 2013, o IBAMA apontou falhas no processo desde julho de 2011, quando a concessionária protocolou o pedido de análise da antiga versão.
Ontem, dia 04 de Junho, o IBAMA liberou a licença de instalação de canteiros de obras para duplicação da BR-470, no Vale do Itajaí.



Conheça melhor o IBAMA
É o órgão executivo responsável pela execução da Política Nacional do Meio Ambiente (PNMA), instituída pela lei nº 6.938, de 31 de agosto de 1981.
Foi criado pela Lei nº 7.735 de 22 de fevereiro de 1989, é uma autarquia federal vinculada ao Ministério do Meio Ambiente (MMA).
Principais funções e atribuições:
- Atua em território nacional com poder de polícia ambiental;
- Executa ações de meio ambiente que fazem parte das políticas nacionais;
- Atua na área de licenciamento ambiental;
- Faz o controle de qualidade ambiental;
- Fiscaliza e autoriza a utilização de recursos naturais;
- Faz o controle e monitoramento ambiental;
- Edita normas e padrões de qualidade ambiental;
- Realiza e executa campanhas educacionais voltadas para a preservação do meio ambiente;
- Elabora sistemas de informações relacionadas ao meio ambiente.
O IBAMA é de extrema importância para a preservação e manutenção do Meio Ambiente no Brasil. Ele atua de forma eficiente para a preservação de nossas matas, florestas, rios, fauna e recursos naturais diversos. Sem a atuação deste órgão, poderíamos ter um país devastado do ponto de vista ambiental. A sede do IBAMA fica em Brasília-DF e o seu site é www.ibama.gov.br .

Fonte:
http://www.ibama.gov.br/
http://www.clicrbs.com.br/jsc/sc/impressa/4,186,4102446,21747

Equipe:
Wesley Fernandes
Maria Eduarda Francalacci
Kaynara Koerich
Jéssica Rocha
Kamille Petry Silveira
Thaise Comin Melo

0 comentários:

Postar um comentário