quarta-feira, 19 de junho de 2013

Parque Municipal da Lagoinha do Leste

A praia da lagoinha do leste encontra-se entre morros no sul da ilha de Santa Catarina, cerca de 34 km de distância do centro de Florianópolis, é um dos últimos redutos de Mata Atlântica ainda em preservação na região. O Parque Municipal da Lagoinha do Leste foi criado por lei em 1992 e compreende uma área de 453 hectares de beleza exuberante.
            A Praia da lagoinha do Leste tem pouco mais de um quilometro de extensão e está voltada para mar aberto. Limita-se à direita e a esquerda com costões de pedra e está cercada de morros com vegetação nativa. Possui em seu ecossistema remanescentes de Floresta Ombrófila Densa, restinga, costões rochosos e estuários.  A lagoinha, que dá nome ao lugar, é abastecida por uma bacia hidrográfica de pequenos córregos que nascem na floresta. Todo esse conjunto natural abriga uma rica biodiversidade.
            Toda a área do parque é classificada como de “preservação permanente” pela lei 3.701/92. É proibido o parcelamento do solo, a abertura ou prolongamento de vias e qualquer tipo de edificação, o uso de veículos automotores, caça de animais e coletas de plantas. Cabem à FLORAM a gestão técnica, administração e operacionalização do parque, fiscalização e aplicações de autos de infrações e penalidades comparativas.
            Apesar de algumas agressões ambientais, devidas à precariedade da fiscalização, o Parque Municipal da Lagoinha do Leste é um exemplo de preservação natural. O parque permanece bem conservado apesar da crescente atividade da construção civil de Florianópolis.

0 comentários:

Postar um comentário