quarta-feira, 5 de junho de 2013

Projeto Lontra Brasil


Para aqueles que gostaram da nossa última postagem sobre a Lagoa do Peri, daremos continuidade falando um pouco sobre o Projeto Lontra Brasil.


Nome Científico
Lontra longicaudis
Características
É um animal de porte médio, mede cerca de 1m de comprimento e pode pesar até 20kg. Possui grande agilidade na água, resistência a perda de calor e consegue permanecer longos períodos submersa. 
Habitat
A lontra é um animal aquático, podendo ser encontrada tanto em água doce, quanto salgada. Ela vive em diferentes ambientes, como riachos, lagoas, estuários, lagunas, manguezais e ilhas costeiras. Geralmente onde há presença de substratos duros, nos quais os animais encontram abrigo.
Hábitos
Possuem atividades diurnas e noturnas, geralmente solitários, podem ficar submersas durante aproximadamente 8 minutos.
Alimentação
A lontra é um animal carnívoro. Sua  dieta é composta principalmente por peixes, além de crustáceos, anfíbios, mamíferos e aves.
Reprodução
A Lontra tem em média de 3 a 4 filhotes por ninhada, sendo o período gestacional de 9 semanas. O filhote da lontra não enxerga, não possui dentes e tem o corpo revestido por uma pelagem fina e escura.
Predadores Naturais
Onça.
Utilização
É caçada para o comércio ilegal de peles.
Preservação
Segundo o CITES (Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Flora e Fauna Selvagens em Perigo de Extinção ), a Lontra é uma espécie criticamente ameaçada.
Uma maneira de preservar é através do Projeto Lontra Brasil.

O Projeto Lontra Brasil tem sua base em Florianópolis e como objetivo contribuir para o conhecimento e preservação da Lontra no Brasil. Através de trabalhos sociais e de pesquisa o projeto envolve toda a comunidade.

Quem tiver vontade de fazer parte da equipe do projeto, poderá participar de trabalhos de campo, pesquisa, educação ambiental e manutenção dos animais em cativeiro. Após um período de capacitação o voluntário estará monitorando todos os tipos de sinais de lontras e suas atividades, além de ajudar na alimentação e crescimento das lontras órfãs mantidas em cativeiro.

Ecovoluntários, visitantes, pesquisadores e estagiários são muito bem vindos. Com toda a hospitalidade característica da nossa ilha, poderão desfrutar dos alojamentos localizados na base principal do projeto, no Criadouro Científico Refúgio Animal do Projeto Lontra.
                            



Maiores informações:



Estudantes: desconto de 10%
Estagiários: condições especiais
Preços especiais: para estadias de no mínimo 1 mês ou para grupos.
Retorno ao projeto: desconto especial para quem já participou do projeto.
Datas: A participação é possível o ano inteiro. Você poderá determinar suas próprias datas, horário de chegada e partida.
Visitas: Adultos (R$ 10,00), crianças e estudantes (R$ 5,00).

Contato e Reservas:
Fone: 0xx48 3237.5071

Fontes:
Grupo: Turismo Sustentável

0 comentários:

Postar um comentário