quarta-feira, 26 de junho de 2013

O transporte coletivo em Florianópolis e as altas tarifas

Atualmente, não somente o Município de Florianópolis, mas também a maioria das capitais do país sofrem com as altas tarifas cobradas pelo transporte coletivo. Muitas dessas capitais possuem mais de um transporte coletivo, como metrôs, bondinho e etc, enquanto Florianópolis possui somente os ônibus.

Vários projetos estão sendo analisados em conjunto com as prefeituras dos municipios vizinhos, mas nenhum destes entrou em fase de execução ainda. Porém, algo inovador e com menos riscos de poluição está sendo implementado na Capital Catarinense. É o modelo de ônibus Mega BRT, que comporta um número maior de passageiros, além de serem configurados para rápido embarque e desembarque e contarem com equipamentos modernos de acessibilidade. O computador de bordo, por exemplo, permite gerenciamento em tempo real das principais funções, indicando eventuais problemas.

Além disso o modelo Mega BRT da Neobus conta com diferenciais em relação aos antigos ônibus articulados. Os veículos possuem maior comprimento - 21 metros contra 18 metros - e interiormente também proporcionam mais espaço para os passageiros, oferecendo altura interna de 2,20 metros e largura total de 2,60 metros. O projeto Mega BRT foi agraciado em 2012 com o Prêmio IDEA/Brasil na categoria Prata/Transporte.

Este tipo de investimento mostar que o ônibus é sim um meio de transporte moderno, que se atualizou para atender aos novos desafios, como demandas cada vez maiores e sistemas cada vez mais exigentes.

Atualmente as empresas responsáveis pelo transporte coletivo da Grande Florianópolis, têm investido na compra deste modelo.


MENOS POLUIÇÃO

Com a entrada deste novo modelo de ônibus, a média da idade da frota cai bastante, porém o ganho maior será em relação à preservação do meio ambiente.
Como os ônibus são mais novos, possuem motores eletrônicos e alguns são movidos totalmente a biocombustível, a entrada destes ônibus no sistema vai representa milhares de toneladas de poluentes A MENOS jogadas no ar. Assim, investir em ônibus é uma solução ágil e urgente para combater a poluição. Afinal, quem sofre de problema respiratório talvez não tenha tempo e saúde de esperar a implantação de um sistema que demande anos e muitos recursos.

Basta que ele tenha prioridade no espaço urbano, com corredores de ônibus exclusivos, tipo BRT (Bus Rapid Transt), que ocupam bem menos espaço urbano que qualquer outro modal e aproveitam melhor a cidade, servindo mais pessoas. Se no lugar fossem construídas pistas para carros, logo ficariam congestionadas e em nada resolveriam os problemas de trânsito.

O melhor aproveitamento do espaço urbano com o uso de transportes coletivos se dá por questões lógicas. Enquanto para transportar 80 pessoas um ônibus ocupa em torno de 13 metros de comprimento na via, para o mesmo número de pessoas, levando em consideração que um carro leva em média duas pessoas e mede cerca de 4,89 metros, quarenta carros que levariam as mesmas 80 pessoas do ônibus, ocupariam 195,6 metros.
Isso sem contar que são menos 40 escapamentos nas ruas, o que ajuda no combate da poluição do ar, que faz milhares de vítimas todos os anos nas médias e grandes cidades.
Com a instalação de corredores, os ônibus podem aproveitar mais ainda o espaço urbano. Isso porque os veículos podem ser maiores e proporcionalmente ocupando menos viaS, transportar ainda mais pessoas. Estes veículos, por não ficarem no para e anda nos congestionamentos, podem fazer mais viagens no lugar de outros ônibus convencionais e terem um desempenho melhor, contribuindo ainda mais para reduzir a poluição.

Hoje o ônibus está bem menos poluidor que no passado, dependendo do modelo, o conforto é bem maior que alguns anos atrás, a capacidade de transportes aumentou, com veículos mais espaçosos internamente e o design também foi inovado. Tanto é que alguns modelos receberam até prêmios internacionais de design. Isso porque, cada vez mais o poder público, empresas e a população estão cientes de que o ônibus faz parte do ambiente urbano. Assim, um ônibus feio, mal conservado, com linhas ultrapassadas dá um impacto negativo na cidade, como o impacto é positivo se o ônibus for de um desenho que remete modernidade, além de o veículo ter de ser limpo e bem conservado.

Desde março de 2011, a cidade de Curitiba, no Paraná, que é referência mundial de transportes por ônibus, vem renovando a frota dentro deste conceito: corredores revitalizados e veículos modernos, tanto em relação a design, conforto, segurança e respeito ao meio ambiente.

O modelo escolhido para esta renovação, foi o Neobus Mega BRT. O ônibus acompanha os mais novos conceitos de estética. A frente com desenho que forma uma caída do teto ao pára-choque remete modernidade, o que segundo a Neobus, também atrai novos passageiros ao perceberem as mudanças e que o ônibus evoluiu. A lataria é limpa, com menos frisos, dando a sensação de limpeza estética.

O modelo recebeu o prêmio IDEA International Design Excellence Awards, edição Brasil 2011, um dos mais respeitados do mundo em relação a design. Mas não é só na aparência que o ônibus traz inovações. O motorista fica posicionado de forma a facilitar sua visibilidade, o que aumenta a segurança dos passageiros e a facilita o trabalho do profissional. O veículo possui sistemas computadorizados que auxiliam na operação e no monitoramento do ônibus. Um computador de bordo pode indicar em tempo real dados como inclinação correta ou não da carroceria e eventuais problemas que podem ser corrigidos na hora ou prevenidos. Isso é importante na rotina cada vez mais corrida dos transportes, quando os ônibus e as pessoas não podem parar e perder tempo com quebras e defeitos mecânicos.

Os bancos são ergonômicos, oferecendo mais conforto, o espaço entre eles é maior também, além de o veículo ter acessibilidade (no caso de Curitiba, embarque no nível da plataforma da estação), espaço para cadeira de rodas, cão guia, sinais de parada específicos para pessoas com deficiência e que avisam ao motorista que uma pessoa que merece atenção especial vai descer no próximo ponto, balaústres em relevo para pessoas com limitações visuais entre outras características.


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