quinta-feira, 23 de maio de 2013

O uso da água para produção de energia



A Comunidade de Energia do World Economic Forum produziu o relatório Energia da Sede – Água e Energia no Século 21. O relatório analisa os riscos e as oportunidades inerentes à antiga relação entre energia e água, que é cada vez mais urgente com a crescente concorrência para acessar os recursos limitados de água doce. Produzido em parceria com a Cambridge Energy Research Associates (CERA), o relatório traz as perspectivas de vários especialistas e tomadores de decisão sobre o tema.

A água é fundamental para a produção de energia, mas o vínculo água-energia é frequentemente ignorado. Embora a água cubra quase 2/3 da superfície da Terra, apenas 3% está disponível para a utilização humana. A agricultura é o principal consumidor de água doce, representando 70% da retirada do elemento hídrico no mundo. Em segundo lugar a indústria tem papel fundamental no uso da água, incluindo a produção de energia para o desenvolvimento econômico. Hoje, o setor energético consome cerca de 8% de toda água doce do planeta e até 40% do recurso em países em desenvolvimento.

A distinção entre o volume de água retirado e o volume consumido é muito importante no debate que trata a maneira como vários setores da economia utilizam a água. “Água retirada” é o volume total extraído de uma fonte de água; a maior parte desse volume é devolvida para a fonte, especialmente água para refrigeração em estações de energia elétrica. “Água consumida” é o volume que não volta para a fonte. Os volumes de água retirada são importantes em termos de riscos porque a produção de energia depende da disponibilidade de água para a continuidade das operações.

O relatório conclui que a crescente demanda deve se transformar na necessidade de utilizá-la de uma maneira muito mais eficiente na cadeia de valor energético. Embora as preocupações com o recurso sejam globais – especialmente por causa das mudanças climáticas – as soluções são locais, até porque o transporte de água por longas distâncias não é viável.

Apesar do fato de as tecnologias energéticas consumirem diferentes quantidades de água, nenhuma é inerentemente boa ou má para a água; tudo depende do contexto local. Mesmo assim, a questão da água deve ter um impacto nas escolhas energéticas do futuro. As empresas do setor de energia devem ser convocadas cada vez mais a estabelecer parcerias na gestão dos recursos hídricos do mundo.
Fonte: Água Online

O vídeo abaixo demonstra a influência nas águas dos rios, provocada pela
obtenção de energia hidroelétrica, e o consequente impacto ambiental.


Equipe: Christiano Lopes, Diego Ossido, Fernando Pacheco, Sérgio Pagnoncelli e Vitor Botega. 

Um comentário:

  1. Muito bom esse vídeo, que mostra um caso específico envolvendo um acidente e a necessidade de gestão ambiental, suas implicações tecnológicas e sociais. Parabéns.

    ResponderExcluir