quinta-feira, 9 de maio de 2013

Conflito de Interesses


O Código Florestal é a legislação que estipula regras para a preservação ambiental em propriedades rurais. Define o quanto deve ser preservado pelos produtores. Entre outras regras, prevê dois mecanismos de proteção ao meio ambiente. O primeiro são as chamadas áreas de preservação permanente (APPs), locais como margens de rios, topos de morros e encostas, que são considerados frágeis e devem ter a vegetação original protegida. Há ainda a reserva legal, área de mata nativa que não pode ser desmatada dentro das propriedades rurais.
Existe uma disputa entre ambientalistas e ruralistas, pois há um grande conflito de intesses, visto essas leis não irão favorecer os desmatamentos, por isso os ruralistas alegam que a legislação é muito rigorosa e prejudica a produção.
O código florestal valoriza os pequenos produtores, através de não obrigatoriedade do cumprimento de leis como a  da obrigatoriedade de recompor reserva legal em propriedades de até quatro módulos fiscais – um módulo pode variar de 40 hectares a 100 hectares dependendo da região. O governo era contra isenção aos pequenos, mas acabou abrindo mão após acordo para que o texto fosse aprovado na Câmara.

Um comentário:

  1. O tema é bastante polêmico, com ampla repercussão na mídia. A comunidade científica praticamente não teve espaço para opinar sobre o tema; inclusive a SBPC (Sociedade para o Progresso da Ciência) protestou publicamente contra isso. O Congresso e o Governo Federal tomaram uma decisão muito mais política do que científica, contrariando em grande medida os ambientalistas.
    Quanto ao formato, observe o tamanho do texto, que ficou curto.
    Ao final, deve ser identificada a equipe, para que a postagem não seja confundida com uma iniciativa individual.

    Prof. Sérgio

    ResponderExcluir