quarta-feira, 8 de maio de 2013

Turismo Sustentável








Nos dias de hoje, mais de sete bilhões de pessoas vivem em um mundo altamente globalizado, em que as mudanças ocorrem constantemente. Por esta razão convivemos em meio aos avanços tecnológicos e de comunicação. O crescimento desordenado nas cidades incide no aumento da poluição, “favelização”, stress, entre outras características das sociedades modernas.

Assim, para que possamos suprir nossas necessidades, utilizamos muitas vezes dos recursos naturais, sem nenhum tipo de preocupação com sua escassez. Havendo uma preocupação com as futuras gerações desenvolvemos o conceito sustentabilidade, isto é, a capacidade do ser humano em preservar o meio ambiente para não comprometer os recursos naturais.

Entretanto para girar a economia de um determinado local, várias atividades são envolvidas e o turismo é uma delas. Podemos utiliza Florianópolis como um exemplo, pois o turismo é a principal fonte de renda desta localidade.  O turismo da região utiliza os recursos naturais para atrair os visitantes de todas as partes do mundo, ou seja, utilizamos a natureza como base para pontos turísticos que requer uma infraestrutura para atender a este público.

Pautados em preservar as belezas naturais e para que não ocorram consequências maiores desta intervenção à fauna e flora local, várias práticas estão sendo criadas para que haja uma conciliação entre preservar o meio ambiente e a expansão do turismo, sendo assim tornado possível um Turismo Sustentável.

Através dessas práticas de Turismo Sustentável, que visam manter uma infraestrutura sem degradar o meio ambiente e ao mesmo tempo, atender as necessidades dos turistas e da sociedade que vive por meio do turismo. Dessa maneira as é indispensável atender as demandas ambientais, sociais e econômicas, sem desprezar a cultural regional e a biodiversidade.

2 comentários:

  1. Gevaer, está bom o texto, mas falta informar que o trabalho é da equipe, para não confundir com as postagens individuais.
    Prof. Sérgio

    ResponderExcluir
  2. Gevaer, está bom o texto, mas falta informar que o trabalho é da equipe, para não confundir com as postagens individuais.
    Prof. Sérgio

    ResponderExcluir