quarta-feira, 19 de junho de 2013

Um dos maiores setores do mundo, também é um dos que mais agride o meio ambiente

Um dos maiores setores do mundo, também é um dos que mais agride o meio ambiente.



          A Indústria da construção civil atinge uma fatia de 40% da economia mundial, isso sem dúvidas evidencia a força que esta indústria tem, influenciando não só a economia, mas também a sociedade e todo o meio ambiente. Essa força e abrangência do setor dificultam melhorias e quebra de paradigmas. Mesmo assim, qualquer melhoria e mudança já causam grandes impactos.
Atualmente este setor é um dos maiores causadores de impactos ao meio ambiente. A construção de novos edifícios, demolição de velhos e reformas promovem grande degradação ambiental devido ao consumo excessivo de recursos naturais e geração de resíduos, na construção de edifícios a um grande volume e diversidade de materiais envolvidos. 
  • ·         Estima-se que a construção civil utiliza mais de 50% de tudo o que é extraído do meio ambiente, levando em conta a soma dos insumos utilizados, a execução da obra e suas operações ao longo do tempo.
  • ·         Segundo o CBCS – Conselho Brasileiro de Construção Sustentável – os resíduos gerado no setor chega a ser duas vezes maior que o volume de lixos sólidos urbanos. O economista e mestre em tecnologia ambiental Elcio carelli, da empresa Obra Limpa, afirma que 60% dos resíduos produzidos nas cidades brasileiras tem origem na construção civil, “em São Paulo estima-se a geração de 17mil toneladas/dia, sendo apenas 30% da construção formal”.
  • ·         Para a produção de uma tonelada do principal componente do cimento, 600kg de CO2 é lançado na atmosfera.
  • ·         Um grande problema é o desperdício de matéria prima, em média 56% do cimento é perdido na execução da obra, 13%dos blocos, 44% da areai, e outros materiais são perdidos. Isso não é só ruim economicamente, mas também é como péssimo para o meio ambiente é como atear fogo nos nossos recursos naturais.

                                              
 


Apesar da alta resistência, com o crescimento na preocupação com o meio ambiente, este setor também se viu obrigado a controlar o uso desenfreado de recursos, e minimizar os impactos no meio ambiente. 

   No inicio dos anos 90 começaram a surgir diretrizes para normatização e gerenciamento através do trabalho de instituições normalizadoras de diversos países europeus. Por ocasião da Eco-92 foi apresentada a proposta de criação de um grupo especial para estudar a elaboração de normas gestão ambiental, com o intuito de serem internacionalmente reconhecidas. Em março de 1993 instalou-se o ISO/TC-207, comitê técnico com a função de elaborar uma série de normas, batizadas de série ISO 14.000.
A ISO 14001 é um conjunto de normas, internacionalmente reconhecida, aplicável a empresas que querem “evoluir”, são normas de boa pratica ambiental, que certifica empresas que estão preocupadas e praticam ações que degradam da menor forma possível e preservam o meio ambiente. São normas que buscam o equilíbrio entre rentabilidade e Redução do Impacto ambiental nas organizações.
Saiba mais sobre a ISO14001:
 

O que deveria ser feito:
1- Redução do consumo de energia.
2- Redução do consumo de água.
3- Aumento da absorção da água de chuva e minimizando seu envio às redes
públicas ou vias públicas.
4- Redução do volume de lixo ou possibilidade de facilitar a sua reciclagem.
5- Facilidade de limpeza e manutenção.
6- Utilização de materiais reciclados.
7- Aumento da durabilidade do edifício e a possibilidade de modernização e seu
reuso após o término de sua vida útil.


Mas ainda são poucas as empresas preocupadas com esta causa, e ai deveríamos ter uma participação bem maior dos órgãos responsáveis pelo meio ambiente. A FATMA não só deveria expedir licenças como também exigir algumas medidas de preservação do ambiente. Não basta só “não agredir muito” aquele espaço, os resíduos produzidos ali, que se é produzido ali, e o seu funcionamento deve ser investigado, e a busca de medidas para minimizar os pactos deve ser feita, alias deveria ser exigida!
Adotar ou não uma norma de qualidade é opcional, deveria ser uma exigência. Mas, vejamos bem, como pode os nossos órgãos tão pequenos, tão singelos dar conta dessa indústria gigantes?! Esta na hora dos governantes perceberem que é de extrema importância aumentar o poder dos órgãos regulamentadores e fiscalizadores, aumentar a autonomia, aumentar os investimentos em estrutura e pessoal, e colocar essa galera pelo brasil a fora exigindo e aplicando normas para garantir o menor pacto ao ambiente por este setor. Ou daqui a pouco o nosso pais não vai ser reconhecido apenas por belos morros como o Pão de açúcar, mas também morros de entulho.

Referências:
O Verdadeiro Impacto da Construção Civil. Disponível em <http://www.divisiengenharia.com.br/site/os-verdadeiros-impactos-da-construcao-civil/> Acesso em 16/06/2013
Beltrame, Eduardo de Sousa. Meio ambiente na Construção civil. Disponível em < http://www.eduardo.floripa.com.br/download/Artigo_meio_ambiente.pdf. Acesso em 16/06/2013
Oliveira, Douglas. O Impacto Ambiental gerado em um Canteiro de Obra. Disponível em <http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAd04AF/impactos-ambientais-gerados-canteiro-obras> Acesso em 1606/2013
Fraga, M. Impactos ambientais da Construção Civil. Disponível em <http://seumeioambiente.blogspot.com.br/2008/07/impactos-ambientais-da-construo-civil.html> Acesso em 16/062013
O que é ISO14001. Disponível em <http://www.bsibrasil.com.br/documentos/What_is_14KBR.pdf>. Acesso em 16/06/2013

0 comentários:

Postar um comentário