quarta-feira, 19 de junho de 2013

Compostagem




COMPOSTAGEM


Oque são leiras de compostagem? Técnicas aplicadas para controlar a decomposição de materiais orgânicos, com a finalidade de obter, no menor tempo possível, um material estável, rico em húmus e nutrientes minerais; com atributos físicos, químicos e biológicos superiores (sob o aspecto agronômico) àqueles encontrados na(s) matéria(s)-prima(s).  PROJETO DA UFSC:  MÉTODO PARA CRIAÇÃO DE LEIRAS ESTÁTICAS DE AERAÇÃO PASSIVA Projeto de Coleta Seletiva e compostagem de Resíduos Urbanos em leiras estáticas da Universidade Federal de Santa Catarina é um projeto que deu certo é já foi aprovado pela Embrapa no Rio de Janeiro e é utilizado em várias cidades catarinenses. 

O patio de compostagem da UFSC recebe diariamente aproximadamente 5 toneladas de resíduos orgânicos, são restos de comida dos Restaurantes do Campus Universitário e do Hospital Universitário, restos do material que foi utilizado na manutenção dos jardins dos campus entre outros restos.

 Um outro método para uso Leiras Aeradas Passivamente, consiste no uso de tubos perfurados sob a leira no intuito de promover a aeração adequada da massa do material evitando revolvimentos e suprimento forçado de ar. Esse método é diferente do método utilizado pela UFSC, que não é composto por tubos perfurados, e se caracterizou-se pelo formato retangular das leiras e a disposição em camadas que junto com a mistura adequada de resíduos promovem uma estrutura mais sólida para as leiras.  “do ponto de vista operacional, o sistema de compostagem termofílica em leira estáticas caracterizou-se como um processo flexível, de baixo custo, que utiliza equipamentos simples, sanitariamente adequado, e principalmente por requerer mão de obra reduzida, eliminando os revolvimentos periódicos na massa do lixo. […] A configuração da leira ao sistema de aeração, permitiram a permanência de temperaturas termofílicas durante o período de aproximadamente 120 dias. O elevado período de exposição dos agentes patogênicos a altas temperaturas gerou um composto orgânico isento de coliformes fecais na quatro amostras analisadas. […] Ficou constatado, ainda o controle dos principais aspectos ambientais causados (vetores, odores e percolados)”.  


 Propósitos: Analisar os resultados técnicos, econômicos e ambientais da implantação na usina de compostagem de resíduos.Baixar o custo final do processo.




Resultados: Ao utilizar esse método é gerado menos quantidade de metano por tonelada de resíduo orgânico.




Um comentário: